Na quarta-feira feira (16), a área verde entre o Jd. London Park e o Jd. Almira teve mais um dia de manutenção. A ação foi obrigatória e determinada pela Justiça, em cumprimento de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), promovida entre o Ministério Público de Ibitinga e a prefeitura, fruto de um Inquérito Civil, que apura a degradação da área.
“Todo loteamento tem que ter uma área verde, isso é uma determinação federal”, explicou o promotor Dr. André Gândara Orlando. Segundo ele, no local existem indícios “do não cumprimento do TAC, mas isso só pode ser comprovado com uma afirmação de um órgão oficial competente”, explicou. No acordo, firmado este ano, a prefeitura ficou responsável de realizar a recuperação da mata com plantio de árvores, instalar placas de sinalização, instalar cerca, e manter limpo um aceiro (faixa sem vegetação entre o asfalto e a área), além de promover a instalação de lixeiras no local.
Plantio de árvores
Desde o mês de abril o local está cercado, devidamente como deter-minou o acordo, mas agora, neste mês de dezembro mais uma determinação quer verificar se todas as instruções estão sendo realizadas por parte da prefeitura, que tem até o dia 07 de janeiro para comprovar que cumpriu o acordo. De acordo com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município, a limpeza, entre outros serviços, foram realizados, além do plantio de 1.200 mudas de árvore de espécies variadas, sendo algumas frutíferas.
Incêndios
De acordo com dados do Corpo de Bombeiros de Ibitinga, o local já foi alvo de incêndios em mais de 15 ocorrências desde sua existência até o ano passado. Segundo o promotor que acompanha o caso, fotos de satélites revelam que o local perdeu boa parte da sua vegetação desde o lançamento daquele residencial.