Na manhã da última quarta-feira, centenas de pessoas se reuniram em frente a escola Prof. Josefa Mª de O. Bersano, e de lá partiram em uma passeata na rua José Custódio, até a praça Jorge Tibiriçá. O evento foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Ibitinga, e foi em prol do Dia do combate ao abuso e a exploração sexual infanto-juvenil, celebrado no dia 18 de maio.
Na praça os alunos e lideres da sociedade civil e municipal, prestigiaram o coral do Grupo da Amizade, que é coordenado pelo Cras (Centro de Referência a Assistência Social). O público também ouviu as reflexões realizadas pelos organizadores do evento. Segundo Paula Simões Casemiro da Silva, o evento teve como objetivo, despertar a conscientização das pessoas. “Foi bom o evento. O objetivo maior é conscientizar as pessoas sobre a questão e também estimular a denúncia. Muitas vezes as pessoas acham que não tem aonde pedir ajuda, mas tem”, explica Paula. Para o secretário de Educação de Ibitinga, José Marcondes César Júnior, a questão vai além “As crianças são os nosso bens maior. São a continuidade da nossa sociedade”, explicou Marcondes.
Após o evento, um trenzinho infantil esteve à disposição dos alunos, para passear pela cidade. No período da tarde muitas escolas ainda reforçaram as atividades sobre o tema. No evento estiveram presentes alunos de escolas públicas municipais e estaduais, o Grupo de convivência do Cras, formado por jovens crianças e idosos, o Orfanato Criança Feliz, o Criarte, e o grupo dos Desbravadores, da igreja Adventista.