Durante o ano de 2015 a parceria entre o Sindicato Rural de Ibitinga e extensão de base em Tabatinga (SR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-SP), que já dura mais de vinte anos, possibilitou a realização de 20 cursos gratuitos e o treinamento e capacitação de 322 participantes em diferentes atividades, além dos tradicionais programas de Alfabetização e Turismo Rural e do projeto Jovem Aprendiz Rural.
O SENAR-SP, uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, administrada pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP), busca desenvolver ações tanto na Área de Formação Profissional Rural como de atividades de Promoção Social, voltadas para pessoas ligadas direta ou indiretamente ao setor rural ou que tenham intenção de se inserir na atividade rural.
Neste sentido, os programas oferecidos pelo Sindicato e pelo Senar em 2015 propiciaram a alfabetização de 16 alunos no Distrito de Curupá e 10 alunos em Ibitinga, além da formação de 25 jovens em Tabatinga no programa Jovem Agricultor do Futuro.
Segundo a coordenadora da parceria entre o SENAR-SP e o Sindicato Rural, Amanda Cardoso Vieira, os cursos são de extrema importância porque capacitam o homem do campo, além de proporcionarem renda através dos conhecimentos que adquirem.
Para o presidente do Sindicato, Frauzo Sanches, a parceria com o SENAR-SP assim como com as prefeituras de Ibitinga e Tabatinga é fundamental para a realização dos cursos e deve ser ainda mais fortalecida em 2016. O presidente ressaltou a importância dos cursos de formação profissional tanto para a melhor e perfeita realização dos serviços nas áreas rurais como pela segurança no trabalho. “Os cursos de promoção social como Alfabetização, Turismo Rural e Jovem Aprendiz Rural vão muito além da formação técnica, pois oferecem conhecimento que pode transformar a comunidade. São gratificantes, como no caso da alfabetização de adultos, porque pessoas que não sabiam ler e escrever seus próprios nomes podem, ao final do curso, dar os primeiros passos nesse sentido. Para todos que nos leem neste momento pode parecer banal e comum, mas para aqueles que não tiveram a oportunidade de estudar, representa a abertura para um mundo novo, com novas oportunidades e conquistas pessoais e de trabalho. Sabemos que este é apenas um pequeno passo, mas nos orgulhamos de poder contribuir e esperamos que os alunos se sintam estimulados a continuar os estudos”, reforçou o presidente.
Aproveitando a oportunidade e o momento histórico vivido pela entidade, que em 2015 completou 50 anos, Frauzo citou um importante educador, Paulo Freire, que destacou que se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. “Para promovermos as mudanças necessárias e duradouras que todos desejam, precisamos de Educação, e de qualidade, que começa pela alfabetização de todos”, finalizou o presidente, Frauzo Sanches.