Duas capivaras e uma cobra sucuri foram os animais que deram trabalho às equipes do Corpo de Bombeiros de pelo menos três cidades da região de Bauru, no final da tarde da terça-feira (12). O primeiro caso ocorreu por volta de 13h, em Cafelândia.
Uma cobra sucuri assustou os moradores na área Central. Uma cobra adulta de aproximadamente quatro metros de comprimento estava enrolada em um coqueiro próximo ao terminal rodoviário, no Centro de Cafelândia. A soltura foi feita em um córrego, próximo a uma mata fechada.
Já duas capivaras foram capturadas por equipes dos bombeiros em Ibitinga e em Jaú. Em Ibitinga, ela foi vista presa no córrego Saltinho, na avenida Carolina Geretto Dall'acqua. Segundo os bombeiros, o animal foi capturada e devolvido ao seu habitat.
Em Jaú houve um caso similar. Uma capivara também apareceu no bairro Chácara Bela Vista. Pessoas que passaram pelo local acionaram os bombeiros para realizar a captura.
Por conta das fortes chuvas dos últimos dias, animais que vivem em brejos e matas fechadas podem ser arrastados para as cidades.
A orientação é que as pessoas não tentem capturá-los, mas acionem os bombeiros através do telefone 193 ou a Polícia Ambiental para realizar esse trabalho de forma segura. É importante ressaltar também que matar animais silvestres é crime ambiental.