Ibitinga, Domingo, 24 de Novembro de 2024
Amendoim é opção para rotação de cultura na região
Como atividade principal ou alternativa para rotação de cultura, amendoim é opção produtiva e rentável

  Originário da América do Sul, o amendoim é altamente nutricional, fonte de proteína, vitaminas e minerais. Seu consumo traz benefícios para a saúde como a prevenção do câncer, melhora da memória, ajuda a diminuir o stress porque contém propriedades antidepressivas, além de auxiliar no emagrecimento, se consumido de forma moderada, a recomendação diária é de 30 gramas ou o equivalente a uma mão fechada.

  O amendoim pode ser consumido como manteiga de amendoim, torrado, moído, cozidos ou cru. Também utilizado em recheios de chocolates, paçoca de amendoim, pé-de-moleque e sorvete. Até mesmo a casca é utilizada, na fabricação de plástico, gesso, abrasivos e combustível, além de alimentação animal e fertilizante do solo. Na indústria é utilizado na fabricação de tintas, óleos lubrificantes, roupas de couro, inseticidas, sabão e cosmético.

  De acordo com os dados da CATI de Ibitinga, fornecidos pelo IBGE, a safra 2014/2015 no município foi de 2.200 hectares plantados, totalizando 330 mil sacas de 25 kg cada, o que correspondeu a uma produtividade de 150 sacas por hectare.

  A cultura do amendoim está na terceira geração na família do associado do Sindicato Rural de Ibitinga e extensão de base em Tabatinga (SR), Ademir Aparecido Ferreira Manduca. “Cultivo amendoim a minha vida toda, desde criança, foi herança do meu pai, que produziu outras culturas, mas se consolidou nesta atividade e estamos até hoje”. Atualmente Ademir cultiva a variedade de rasteio IAC 503 que tem a época apropriada para o plantio entre os meses de setembro e outubro, durante o início das chuvas nesse período a produtividade é maior, desde que haja temperatura e umidade no solo para a germinação e desenvolvimento da planta.

  O produtor faz rotação com a cultura da cana-de-açúcar. “A cada cinco anos a cana é retirada para a renovação, nesse intervalo de tempo, planto amendoim na terra da usina”, explica Manduca. Nesta safra, o produtor plantou cerca de 360 alqueires, pretendia plantar mais, porém, teve dificuldade de conseguir terra. “Essa safra foi boa, o tempo foi bom, não faltou chuva, agora no período da colheita tivemos chuvas demais que andaram estragando um pouco os planos, mais nada muito significativo”, concluiu o produtor.

Cuidados especiais

  Assim como outras culturas, a produção exige cuidados contra as doenças como pragas, lagartas, fungo, mancha preta, entre outros. “Temos que ficar sempre alerta, para trabalhar na prevenção porque depois que a doença pega na lavoura não se contou 15 dias deve-se entrar com a aplicação de defensivos”, explica Manduca.

  Entre as dificuldades que já enfrentou são em relação ao clima, o produtor destaca a falta de chuva no ano de 2014 que prejudicou bastante. “Para saber a época certa da colheita fazemos a maturação do amendoim, quando com 70 granado é hora de arrancar, verificamos três pontos, fazemos a contagem da vagem, raspamos e se estiver com a casca escura está boa. Aí, 70% estando com a casca escura pode tirar”, afirma o  produtor.

  Manduca não investe na secagem artificial, segura o amendoim um pouco mais no campo para secar se o tempo está bom. “O Sol seca de graça, mas se tiver umidade é preciso pagar para secar. Às vezes é interessante tirar um pouco úmido para secar no barracão o amendoim porque se começar a chover sem ter sido colhido é pior”, relata o produtor. Sua estimativa de colheita é de 180 a 200 sacas por hectare.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546