A Secretaria Estadual de Saúde iniciou no dia 23 a vacinação contra o vírus A H1N1, causador da gripe, nos 67 municípios que compreendem o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Rio Preto. A região noroeste do estado já confirmou 15 mortes causadas pela doença. A vacinação nas demais regiões do estado, inclusive em Ibitinga, começarão no dia 30 de abril.
A vacinação atenderá o mesmo grupo de risco das campanhas anteriores, definido pelo Ministério da Saúde: idosos, gestantes, profissionais da saúde, puérperas, crianças de 6 meses a 4 anos de idade e pessoas com doenças crônicas), num total de 388,5 mil pessoas. A meta é atingir 80% do público alvo, que corresponde a 323,7 mil pessoas.
Região
Segundo a Vigilância Epidemiológica de Ibitinga, este ano nenhum caso foi notificado no município, mas em 2015 foram notificados 5 casos, mas nenhum foi confirmado. Este ano o primeiro caso da doença confirmada na região aconteceu em Bauru, na segunda-feira 21.
Conforme diretriz do Ministério da Saúde, somente casos de gripe grave, caracterizados como Síndrome Respiratória Aguda Grave, independentemente do tipo, são de notificação obrigatória no Brasil. Neste ano, até 14 de março, foram notificados 191 casos de SRAG no Estado de São Paulo atribuíveis ao vírus Influenza, deste total, 157 relacionados ao A (H1N1) e um total de 27 óbitos, sendo 23 relacionados a H1N1.