A 'gourmetização' das refeições e a busca por alimentos mais saudáveis, fizeram crescer o mercado nacional de alimentos especiais e orgânicos. Uma pesquisa realizada pela Datafolha para a ASSERT (Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador), finalizada em janeiro deste ano, descobriu que empresários e representantes do setor de alimentação brasileira acreditam que 56% dos seus clientes estão procurando produtos mais saudáveis. Foram ouvidas 4.560 pessoas em 51 cidades do país. Um total de 53% notaram a procura por frutas, 61% observaram que os clientes estão comendo mais verduras e legumes, e 65% afirmam que o consumo de sucos naturais estão crescendo a cada dia.
Já na área gourmet, uma pesquisa realizada pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), ligada a Secretaria de Agricultura e Alimentos, revela que nos últimos anos, a busca por produtos 'gourmet' aumentou 4 vezes. A Associação Brasileira do Café (ABIC), também confirma o aumento da procura, e afirmou no início deste ano, que o consumo do café gourmet no Brasil cresceu 15% em 2015.
Em Ibitinga não é diferente. Na última década, a preocupação com a saúde, a beleza e a qualidade de vida tem levado um número maior de pessoas a se interessar e procurar por alimentos mais saudáveis, de qualidade superior ou com atributos especiais. João Geraldo Milanezi, da loja Sempre Viva, lembra que até o ano 2000 o município contava com apenas uma nutricionista clínica, a Dra. Paula Passos, ao passo que atualmente são diversas profissionais atuando com sucesso nessa área, demonstrando a importância que o setor vem assumindo. Ao mesmo tempo, nos diz Milanezi, a oferta de alimentos diferenciados também vem crescendo bastante, reforçando a cadeia de negócios nessa área. “Nossa loja, inaugurada há 26 anos vendendo apenas o mel que produzíamos e alguns poucos produtos naturais, hoje conta com uma infinidade de alimentos preparados para dietas restritivas, isentos de açúcar, lactose e glúten; temos ampla oferta de castanhas, frutas secas, vegetais desidratados, condimentos especiais, suplementos nutracêuticos, tudo para acompanhar os novos e exigentes consumidores”. Esse empenho da indústria, comércio e serviços de saúde no Brasil no sentido de diversificar as linhas de produtos naturais, dietéticos, gourmets, bem como de terapias alternativas, tem repercutido amplamente também na internet, nos programas de rádio e TV e até nos Reality Show culinários que fazem muito sucesso. “Todo esse movimento da mídia, dos profissionais de saúde, dos naturalistas e produtores orgânicos têm contribuído para uma nova e ainda incipiente consciência em relação à alimentação, mas que já vem gerando uma boa oxigenação no setor, ao mesmo tempo em que ajuda a população a encontrar as soluções que procura em alimentos que melhoram ou que preservam a saúde”, explicou.
Milanezi oferece há 26 anos, na Sempre Viva, uma farta gama de opções em produtos naturais. Linha de alimentos especiais para dietas fitness, alimentos integrais dos mais variados, muitos chás, mel, azeites de diversos tipos, sucos e polpas de frutas. Produtos para diabéticos, ce-líacos e o leite de cabra tem também sua clientela específica. Cápsulas de suplementos vitamínicos ou alimentos em pó também são encontrados na loja. Cereais, como linhaça, aveia, quinoa, gergelim e vários tipos de arroz integral têm boa saída. Condimentos especiais, como baunilha em fava, cardamomo, pimentas e sais específicos, como o sal do Himalaia, molhos, temperos e cogumelos desidratados são os mais procurados pelos adeptos dos pratos gourmet. Destaque para a sessão de castanhas e frutas secas. Há ainda uma sessão de cosméticos e óleos essenciais. O fruto do mais recente projeto de Milanezi também é vendido na Sempre Viva: o Café Olga, um café orgânico certificado, 100% Arábica, produzido em sua chácara com todo capricho, aliando a preocupação ecológica com o prazer de uma boa bebida.