Nos dias 17, 18, 24 e 25 de setembro, o Sindicato Rural de Ibitinga e extensão de base em Tabatinga, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SP), realizou na sede da entidade o curso “Turismo Rural- Meios de Alimentação”, ministrado pela instrutora Ângela Cristina Barbieri do Amaral Nigro, com a finalidade de apresentar a origem dos hábitos alimentares e sua relação com o Turismo Rural, além de identificar os diferentes tipos e meios de alimentação e sua operação.
Os participantes do curso aprenderam sobre diferentes tipos de instalações e serviços de alimentação no meio rural. Segundo a instrutora, o conteúdo programático foi dividido em três módulos: Meios de Alimentação no Espaço Rural: Planejamento Físico do Meio de Alimentação e Planejamento Econômico.
“Os alunos aprenderam cada detalhe para empreender, desde como montar um restaurante, passando por quais equipamentos utilizar, como fazer orçamentos, escritura e layout do local. Também sobre patrimônio arquitetônico, planejamento e dimensionamento das áreas e, por fim, projeto e análises financeiras”, afirmou Ângela Nigro.
O proprietário do Sítio Flor de Liz, Gerson Meira Ramos, destacou a importância dos cursos oferecidos pelo Sindicato Rural em parceria com o SENAR-SP. “Neste módulo pudemos avaliar custos, benefícios, fatores reais e ter uma nova perspectiva sobre como montar um empreendimento. Aprendemos novas técnicas para elaborar um planejamento eficaz e ser mais profissionais na atividade. Sempre participo dos cursos oferecidos pelo Sindicato Rural e parabenizo toda equipe por nos oferecer conteúdos com qualidade”, finalizou.
A comerciante Cristiane Regina do Carmo Pereira, outra participante, também pontuou os pontos que considerou mais importantes neste módulo do programa. “Adquirimos conhecimentos sobre a origem dos hábitos alimentares, alimentação no turismo rural, tipos de alimentação, gerência, cozinha, salão, dimensionamento dos móveis, equipamentos, utensílios, enxoval”, comentou.