De janeiro a outubro, foram registrados em Ibitinga 2.055 casos confirmados de dengue, segundo dados do Centro de Vigilância Epidemiológica do estado. Para se ter ideia, em 2015 o número total de casos registrados em Ibitinga foi de 807 pessoas com dengue. A doença é propagada com maior incidência no verão. Só no mês de janeiro de 2016 foram confirmados 695 casos.
Estado de alerta
Ibitinga foi classificada como município de estado de 'alerta' para o surto da dengue em 2015 pelo Ministério da Saúde, do Governo
Federal, onde relatou o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). A lista de municípios de todo o país com risco de epidemia e em estado de alerta para o surto da dengue, serve para monitorar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Ibitinga foi classificada como município em estado de alerta, pois os índices de larvas do mosquito encontradas na cidade foram inferior a 3,9% das residências pesquisadas. Quando são encontradas larvas em 1% das residências, por exemplo, o município é classificado como satisfatório na luta contra a dengue, mas não foi o caso de Ibitinga.
Já o LIRAa 2016, divulgado no último dia 25, o município apresentou índices de 0,3 nas amostragens recolhidas em Ibitinga, o que torna o município em status 'satisfatório' no combate ao mosquito.
O perigo mora em casa
O maior índice das larvas encontradas em vistorias pelos agentes da Sucem (Superintendência de Controle de Endemias) de Araraquara, que fiscalizaram a cidade no levantamento de dados em 2015, foram em residências. Para evitar a dengue, a regra continua a mesma: evite a água parada.