Em um ano Ibitinga saltou da 276º posição no 'Programa Município VerdeAzul', para a 121ª posição no ranking estadual de municípios ambientais. O resultado do ranking de 2016 foi divulgado na última quinta-feira 08, pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Uma avaliação de 623 municípios cadastrados no programa indicou que Ibitinga saltou da 602ª posição que ocupava em 2014, para a 276º posição no ranking de 2015, e agora, para 121ª posição em 2016, conquistada através do trabalho realizado pela Secretaria de Agricultura de Ibitinga.
“Para aumentar a pontuação de Ibitinga no programa e conseguir o selo de Município VerdeAzul, é preciso que a cidade já tenha a Estação de Tratamento de Esgoto”, explicou o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Francisco Grillo Júnior.
Apesar de superar melhorias em gestão em prol do Meio Ambiente, Ibitinga ainda não recebeu a certificação. Apenas 77 cidades do estado foram certificadas este ano, contra 111 certificadas em 2015. “A melhoria de Ibitinga no programa é um conjunto de itens para serem realizados em prol da gestão de Meio Ambiente”, explicou o secretário Chico Grillo, se referindo a nota de68,5 que Ibitinga recebeu, muito maior que os 46,38 pontos de 2015.
“Eu estou muito feliz. Se a cidade continuar com o trabalho, no ano que vem Ibitinga vai conseguir o certificado de Município VerdeAzul, explicou a engenheira agrônoma Érica Tricai, responsável pela participação de Ibitinga no programa.
Municípios vizinhos
Na microrregião, Itápolis caiu de 281ª posição para 369ª posição. Tabatinga na 394ª. Iacanga que recebeu o selo em 2015 (38º), ficou em 80ª lugar e perdeu o título. Borborema (85º em 2015) também perdeu a certificação, e agora está na posição de número 168, entre os 623 inscritos no programa.
O programa
As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.
O certificado reconhece a boa gestão ambiental e garante a administração municipal a prioridade na captação de recursos com o Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). Carros, tratores, trituradores, máquinas agrícolas, entre outros equipamentos, são destinados ao municípios com selo de Município VerdeAzul, ao longo do ano, em forma de convênios com o governo estadual.