No decorrer do ano de 2016, a parceria entre o Sindicato Rural e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-SP), que já dura mais de 20 anos, possibilitou a realização de 25 cursos pontuais, a visita à Agrishow e o desenvolvimento de três programas para os produtores rurais: Jovem Agricultor do Futuro com nove módulos; Turismo Rural com dez módulos e Feira do Produtor com sete módulos. No total, foram beneficiados 594 participantes com diferentes atividades em Ibitinga, Tabatinga e Cambaratiba.
Os cursos realizados em 2016 pelo SENAR, uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, administrada pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP) foram de grande importância para agregar conhecimento sobre o mercado de trabalho e ensinar a respeito de ponto de venda de produtos turísticos, alimentação, hospedagem no meio rural e atividades em áreas naturais para produtores rurais.
Celina Marta Henrique Adegas foi uma das responsáveis pela organização dos cursos e eventos promovidos pelo Sindicato Rural, em parceria com o SENAR-SP, e enfatizou a importância destas oportunidades gratuitas a serem aproveitadas e apoiadas pela população. “O projeto Turismo Rural busca apoio da futura administração municipal para se consolidar na formação de profissionais da área e possibilitar a valorização do Turismo Rural na cidade e região, contribuindo, consequentemente, com a economia da cidade. Destacamos a mobilização dos alunos do distrito de Cambaratiba, que realizaram o levantamento dos recursos históricos e culturais, de paisagem e natureza do local, agregando valor à Fazenda Voltinha e promovendo o resgate dos costumes e tradições”, pontuou Celina.
Segundo o presidente do Sindicato Rural, Luiz Flávio Pinheiro, os cursos oferecidos pela entidade, possibilitam para vários produtores, proprietários e trabalhadores rurais, além de outros interessados, aprofundar seus conhecimentos, atualizar suas técnicas e melhorar sua produtividade e rentabilidade.
Para o ano de 2017, o Sindicato Rural prevê a realização dos seguintes cursos: Operação e manutenção de motosserra; Artesanato em fibras vegetais – Bucha/ utilitários e decorativos; Processamento artesanal de frutas – técnicas; Artesanato em bambu; Eletricista – Acionamento de motores elétricos em baixa tensão; Artesanato em fibras vegetais; Equideocultura – Manejo de potros; Turismo – Comercialização; Monitoria na propriedade de Turismo Rural; Olericultura – Produtos Agroindustriais como forma de agregação; Bovino-cultura de corte – Confinamento; Processamento artesanal de carne suína – Técnicas; Eletricista Instalação elétrica em baixa tensão; Cana-de-Açúcar - Instalação da lavoura; Jardineiro – Implantação do Jardim; Jardineiro – Condução, Manutenção e reforma; Operação e Manutenção de Motosserra e Resgate das Tradições Culturais do Meio Rural. A programação está sujeita as alterações, mas os interessados já podem entrar em contato com o Sindicato Rural para se inscreverem.