No último dia 20 de fevereiro, aconteceu em São Paulo, no WTC Teatro, o lançamento oficial do Agro+SP, plano de modernização da agricultura, proposto pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), ao qual São Paulo foi o segundo estado a aderir.
O evento contou com a participação do presidente Michel Temer, acompanhado do ministro Blairo Maggi, do governador Geraldo Alckmin e do secretário estadual da agricultura, Arnaldo Jardim, além de outras autoridades. Também estiveram presente, os representantes locais, Luiz Flávio Pinheiro, presidente do Sindicato Rural de Ibitinga e extensão de base em Tabatinga e o vice-prefeito, Frauzo Ruiz Sanches.
Para o presidente, Michel Temer, a adesão de São Paulo dá continuidade à meta do ministério de levar aos estados um meio de desburocratizar, simplificar e agilizar a vida dos produtores rurais. Segundo o governador, Geraldo Alckmin, o plano Agro+ deve promover o desenvolvimento do setor produtivo, reduzindo custos de produção e ampliando o fluxo de negócios. Michel Temer ainda salientou a importância do agronegócio para a economia. “Só com a desburocratização conseguiremos aumentar empregos, aperfeiçoar a tecnologia e contribuir para a segurança alimentar do Brasil e do mundo”, disse Temer.
O presidente do Sindicato Rural, Luiz Flávio Pinheiro, afirmou que a iniciativa beneficiará os produtores rurais e promoverá o fortalecimento do agronegócio, no estado e no país. “O Agro+SP simplificará os trâmites burocráticos das atividades e poupará tempo na vida do agricultor.
Os planos lançados pelo Governo Federal, Agro +, e o do Governo do Estado de São Paulo, Agro Fácil, que foram assinados durante o evento oferecido pela nossa Federação aos Excelentíssimos senhores Presidente da República e Governador do Estado, vem de encontro as aspirações do produtor rural. O primeiro, constitui medidas para modernizar o relacionamento entre os órgãos de regulação e os produtores, dinamizando os procedimentos sem prejudicar os controles usuais e a defesa da agropecuária, dando segurança aos consumidores. O segundo, tem por objetivo de facilitar a vida do pequeno produtor rural e da agricultura familiar, constituindo uma série de medidas de simplificação e desburocratização do setor. Com essas providencias conjuntas haverá uma simplificação dos trâmites burocráticos que poupará tempo e dinheiro na vida daqueles que militam na agropecuária. Ótima iniciativa do Presidente e do Governador do Estado, que a Diretoria do Sindicato aplaude e se regozija associados”, concluiu Luiz.
AGRO +
O plano Agro + foi desenvolvido pelo MAPA a partir da consulta a 88 entidades representativas do setor. Foram elaboradas aproximadamente 300 propostas de medidas, sendo que 40 já estão em fase de efetivação.
O primeiro estado a aderir à proposta foi o Rio Grande do Sul. Rondônia está com o lançamento programado para 13 de março. No Distrito Federal, a oficialização está programada para a segunda quinzena de maio, durante a feira AgroBrasília. Os estados de Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, RJ e Goiás já demonstraram interesse ou estão com seus planos avançados.
O MAPA tem disponibilizado aos estados as informações para implantação do Agro+ e uma lista de ações para a estruturação dos modelos locais.