O Sindicato Rural de Ibitinga e extensão de base em Tabatinga, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SE-NAR-SP), realizou nos dias 27 e 28 de maio o curso de Turismo e Comercialização. O evento aconteceu na sede do SR e contou com 12 participantes, entre eles, pessoas da comunidade e proprietários rurais.
Durante o curso os alunos aprenderam cada etapa do mercado turístico no meio rural e no Estado de São Paulo. Também conheceram sobre a preparação do negócio do turismo rural para acesso ao mercado, a regularização do negócio de turismo no meio rural e as linhas de créditos disponíveis para o turismo rural.
Graziela Castilio Sabino Grecco, instrutora do curso, explicou que um dos objetivos da atividade foi desenvolver um planejamento para excelência no atendimento e que os alunos aprenderam sobre o mercado e como agregar valor ao processo do turismo no meio rural.
Edna de Fátima Pires de Camargo, aluna e associada do Sindicato Rural, pretende implantar o que aprendeu na aula com a comercialização de seus doces. “Antes de começar com o trabalho, no entanto, é necessária capacitação para o serviço. Por isso, solicitei esse curso pelo SENAR-SP e pelo Sindicato. A aula além de ser interessante e dinâmica nos motivou muito”, afirmou Edna.
Carlos José Meira Castro relatou que o curso de turismo serviu como motivação para a construção de um novo projeto. “O curso de turismo teve a proposta de ensinar como expor e comercializar os nossos produtos e oferecer aos nossos clientes produtos de qualidade”, relatou Carlos.
Rosilene da Silva, coordenadora dos cursos oferecidos pelo SENAR-SP, salientou que o turismo rural tem como objetivo de valorizar o ambiente onde está sendo explorado por sua capacidade de destacar a cultura, proporcionando a conservação e manutenção do patrimônio histórico, cultural e natural. “A intenção do SENAR-SP e do Sindicato Rural com a realização destes cursos é repassar conhecimentos, estimular a renda familiar, promover a interação social e desenvolver o ponto de venda do Turismo Rural”, concluiu Rosilene.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural, Luiz Flávio Pinheiro, a entidade tem buscado novos cursos, em diversas áreas, para promover a qualificação profissional do produtor rural.