O Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga com base e extensão em Tabatinga, em parceria com o SENAR-SP, realizou nos dias 10,11, 24 e 25 de junho o curso de Monitoria na Propriedade de Turismo Rural. Foram ministradas aulas teóricas no SR e também aulas práticas na propriedade Bordados Ricardo com a participação de oito alunos, entre eles, pessoas da comunidade, estudantes de turismo e proprietários rurais.
Ângela Barbieri Nigro, monitora do curso e turismóloga, explica que no curso se desenvolve um planejamento para excelência no atendimento. “Os alunos desenvolvem uma metodologia, estudam os ambientes e tudo o que deve ser visitado pelos turistas. Com isso, organizam os espaços, o que vai ser falado e visto. Logo depois, partem para a prática, quando um grupo convidado é recepcionado pelos alunos”, informou Ângela.
A participante e estudante de turismo, Thânia Regina, disse que o curso tem o potencial de proporcionar grandes oportunidades. “Aprendemos sobre hospitalidade, comunicação, atendimento desejável de um monitor, dicas para obter excelência no atendimento, liderança, inovação, monitoria em propriedade rural e o encerramento foi um pré-projeto”, contou Thânia.
Para a associada do Sindicato Rural, Sueli do Carmo Cassiano, o curso proporcionou uma variedade de informações importantíssimas relacionados ao turismo rural. “Ibitinga é uma cidade turística e temos que estar aptos para atender os visitantes da melhor forma possível e sem contar que em nosso município temos muitas pessoas talentosas que são destacados em cursos como esses. Antes de começar com o trabalho de monitoria, no entanto, é necessária capacitação para o serviço. Por isso, solicitei esse curso pelo Sindicato, para aperfeiçoar o meu conhecimento”, afirmou Sueli.