No dia 26, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, e vice-governador Márcio França recebeu no Gabinete da Prefeita Municipal, membros da Loja Maçônica Estrela de Ibitinga. O encontro foi para apresentar o pré-projeto da ETECRI (Escola Tecnológica de Economia Criativa), que está sendo elaborado com recursos da Chopicanha, o tradicional evento beneficente do município.
Na reunião foram abordados o pré-projeto, os custos da construção e prazo da obra. Ao todo, o custo da obra está estimado em torno de R$ 1,8 milhão (previsão orçamentária junto com o terreno) e caixa fruto da Chopicanha, em 22 anos do evento.
“Sempre almejamos fazer uma escola profissionalizante, e o primeiro passo foi comprar terreno”, explicou Lula, presidente da Loja Maçônica. Outro tema abordado é a finalidade da escola, que entre os objetivos, está o de oferecer cursos rápidos, de no máximo seis meses, para atender a demandas do mercado de trabalho e empreendedorismo. “Nós vamos diversificar a gama de profissões, na cidade com um curto espaço de tempo. O objetivo é profissionalizar a parcela carente da sociedade; é uma oportunidade”, explicou Aristóteles.
O prazo da obra é de 18 meses, e ainda não tem data definida para o início. Depois do prédio pronto, o Governo do Estado irá dar andamento para ministrar os cursos.
Resta agora, a aprovação do projeto final na Loja Maçônica, sendo a aprovação do projeto arquitetônico, elaboração do projeto estrutural, elétrico, hidráulico, e demais ajustes no projeto, antes do início das obras.