Na segunda-feira 23, o produtor rural João Carlos Santesso colheu uma mandioca de 49 quilos, 2,2 metros de comprimento e 85 centímetros de largura. Acostumado com o manejo de laranja, João Carlos ficou surpreso com a mandioca que ficou plantada entre alguns pés de laranja por aproximadamente 4 anos, e provavelmente pode ser a maior mandioca já colhida na propriedade, que fica no bairro rural Barra Mariana. “Essa aí é exceção. Acho muito difícil colher outra desse tamanho aqui”, explicou o produtor, que ainda possui alguns pés de mandioca no sítio.
O produtor cozinhou um pouco da raiz. A maior parte do produto foi doada para o Lar São Vicente de Paula (antigo Asilo), mas não cozinhou, segundo a instituição. Cozinheiras do local tentaram cozinhar na quinta-feira (26), sem sucesso. Geralmente, quando a mandioca passa muito tempo da época da colheita, é possível que a raiz fique dura demais.
João Carlos ainda acredita que a mandioca poderia ser maior, já que apenas uma raiz do pé foi colhida. Outras acabaram se infiltrando debaixo de um pé de laranja, o que impediu de colher toda a mandioca daquele pé.