Mulher e vaidade são quase sinônimos. Para milhões delas, é fato corriqueiro pintar as unhas ao menos uma vez por semana, desde pequenininhas. Mas para a ex-cortadora de cana Rosinilde dos Santos essa vaidade feminina foi conquistada com muito orgulho aos 38 anos.
É que nos últimos 17 anos, ela dedicou-se a dura profissão de cortadora de cana. Com facão na mão e rodeada de fuligem de carvão por causa da queima da palha, nunca conseguia manter as unhas bem limpas. E por isso não se animava em pintá-las. Para Rosinilde, uma frustração.
Demitida da usina em que trabalhava há pouco mais de seis meses, ela decidiu mudar de vida. Comprou uma máquina de costura, começou a treinar em casa o zigue-zague feito pela agulha e há 50 dias foi contratada por uma confecção da cidade.
“Agora pinto as unhas com prazer, pois elas ficam limpinhas”, diz orgulhosa. Mas a nova profissão não tirou de Rosinilde costumes impregnados no corpo acostumado com a dureza dos canaviais. “O vício de acordar às 4 da manhã ainda continua. E por incrível que pareça, ainda ouço barulho de ônibus”, revela.
Feira do Bordado de Ibitinga
São histórias humanas desta natureza que ajudam a compor a grade de profissionais empregados nas indústrias de confecção e bordado de Ibitinga. A cidade promove a partir do dia 8 de Julho a 38ª Feira do Bordado. O evento terá mais de 150 expositores, 11 shows, um público visitante estimado em 200 mil pessoas e movimentação financeira que deve atingir R$ 18 milhões.
A feira apresentará aos empresários do setor e aos consumidores em geral as novidades no segmento de cama, mesa, banho, decoração e bebê. Numa área de 25 mil metros quadrados, os visitantes terão ao alcance desde os bordados artesanais até as tendências para o próximo ano, além das variedades e da praça de alimentação.
O secretário de Turismo e Desenvolvimento do Comércio e Indústria de Ibitinga, João Gabriel Marrone, explica que o evento é o mais esperado do ano tanto pelos empresários do segmento como pela população. “Da parte dos comerciantes, a Feira é muito esperada porque alavanca as vendas e dá a oportunidade de apresentar as novidades do setor. Já a população e os visitantes beneficiam-se com os bons shows, além, é claro, de fazer compras”, diz Marrone.
Confira a agenda dos shows:
DIA SHOW
07/7 – 5ª feira...........Banda Lex Luthor
08/7 – 6ª feira...........Jeito Moleque
09/7 – sábado...........Wagner e Michel
10/7 – domingo.........Roby e Roger
11/7 – 2ª feira...........Cassiane
12/7 – 3ª feira...........Milionário e José Rico
13/7 – 4ª feira...........César Menotti e Fabiano
14/7 – 5ª feira...........Grupo Sereno
15/7 – 6ª feira...........Axékebom
16/7 – sábado...........Titãs
17/7 – domingo.........Padre Fábio de Melo
SERVIÇO:
38.ª FEIRA DO BORDADO DE IBITINGA
Abertura oficial: 07 de julho às 20h
Data: 08 a 17 de julho - das 9h às 19h
Horário especial: sábados e domingos: das 8h às 19h
Local: Recinto Permanente de Exposições “Dr. Licinio Hilmar de Oliveira Arantes” - Av. Eng. Ivanil Francischini (Perimetral), 14.077, Jardim Eldorado
Mais informações: www.feiradobordadodeibitinga.com.br
Foto: Divulgação
Legenda: Rosinilde na máquina da confecção em que trabalha: agora com unhas pintadas