A Copa do Mundo é época de torcer, mas também de estudar. É assim nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) de todo o estado, que decoram as instalações e desenvolvem projetos pedagógicos inspirados no torneio mundial de futebol. Em Ibitinga, um professor de história aproveitou o clima da competição para reforçar conteúdos da disciplina.
O docente Helder Victor se inspirou no programa de auditório Passa ou Repassa e dividiu as salas do Ensino Técnico Integrado ao Médio (Etim) dos cursos de Administração e Informática em 32 grupos, cada um deles representando um país que disputa o torneio na Rússia. Ao todo, os estudantes prepararam 480 questões de história que envolvem as nações participantes da Copa.
Assim como foi definido no sorteio , da Federação Internacional de Futebol, os países se enfrentam dentro de grupos. No dia 11, por exemplo Rússia e Arábia Saudita "entraram em campo" e a batalha de questões terminou com a vitória do time de anfitriões da Copa, por 4 a 2. No mesmo dia, Portugal e Espanha empataram por 3 a 3 e a Argentina perdeu para a Islândia por 4 a 2. "Os alunos levaram vuvuzelas, as mães de alguns deles bordaram bandeiras, os jovens pintaram o rosto", conta o professor. "Mas o mais importante é que eles mostraram que estudaram bastante". Os "jogos" tiveram continuidade na quinta-feira (14), e terão até o final da Copa do Mundo.