A prefeitura de Ibitinga divulgou nota na quinta-feira (05) para rebater as informações que Ibitinga corre risco de surto da Poliomielite, conforme divulgado o alerta do Ministério da Saúde (MS), no último dia 28. Segundo o MS, 312 municípios brasileiros, não atingiram a meta de 50% de vacinação da pólio em crianças no ano de 2017.
No estado de São Paulo, de acordo com o ministério, são 44 municípios que não alcançaram a meta de 50%, de vacinação em crianças com menos de um ano de idade no ano passado; inclusive Ibitinga, que segundo dados o ministério, foram aplicadas neste município apenas 9,02% da meta da vacinação.
O outro lado
Em nota, a prefeitura alertou que os dados do Ministério da Saúde não refletem a realidade dos índices de vacinação no município, que foram, segundo a assessoria de imprensa, 95%. A divergência de informações, segundo a prefeitura, se dá a um erro de software, que contabiliza e envia as informações para o Ministério da Saúde, e que já apresentou erro nos anos de 2015 e 2016. Ainda, a prefeitura diz que em 2018 um novo programa já está em uso, mas todos os dados anteriormente não poderão ser recuperados.
Doença
Causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, a Poliomielite geralmente atinge crianças com menos de 4 anos, mas também pode contaminar adultos.
Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas físicas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.