Os sinais iniciais de sarampo são semelhantes a uma gripe ou resfriado e surgem até 14 dias após ter estado com alguém infectado, no entanto, após cerca de 3 dias é comum que surjam as manchas típicas de sarampo que não coçam e se espalham por todo o corpo.
O sarampo é provocado por um vírus e é transmitido de pessoa para pessoa, através de gotinhas de saliva da pessoa infectada. A vacinação é a melhor forma de prevenção da doença.
Como confirmar se é sarampo?
Caso exista suspeita de estar com sarampo é muito importante tentar evitar passar a doença para outras pessoas, uma vez que o vírus é facilmente transmitido por tosse ou espirros, e, por isso, é aconselhado usar uma máscara ou pano limpo para tapar a boca.
Além disso, deve-se consultar um pediatra, no caso das crianças, ou um clínico geral para confirmar o diagnóstico, pois os sintomas de sarampo também são muito parecido a rubéola, catapora, roséola e até uma alergia a medicamentos.
Como é feito o tratamento?
O tratamento desta virose é feita com o uso de remédios para aliviar a febre e o desconforto, como Paracetamol ou Ibuprofeno, por exemplo. Além disso, também se podem utilizar compressas frias para aliviar a dor de cabeça e facilitar a redução da febre.
A campanha nacional de vacinação contra o sarampo, começará no dia 06, inclusive em Ibitinga. Para saber mais ligue na Sala de Vacinação F: (16) 3341-3519.