Os níveis de Umidade no Ar despencaram em todo o estado neste mês, mas no último dia 13 (sexta-feira) o índice de umidade do ar ficou abaixo dos 20%. Em Ibitinga, o índice chegou a 18%, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), divulgados pelo Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGAM), ligado a Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
O índice chegou a 20% em Ibitinga no dia 16, e 27% na quinta-feira 19.
Ar seco prejudica a saúde
A secura do ar foi sentida em todas as regiões paulistas. No início da tarde do dia 13, o INMET registrou até 13% em Ibitinga, no pico mais acentuado, 14% em Pradópolis e 15% em Piracicaba.
Segundo orientação da ONU (Organizações das Nações Unidas), o ideal é quando o índice está entre 50% e 80%. O estado de atenção é quando o índice está entre 20% e 30%. Abaixo de 20%, é considerado seco como o deserto.
Inverno seco
A acentuada queda da umidade é um dos efeitos da passagem da forte massa de ar frio de origem polar sobre São Paulo, que deixou esta semana gelada. A madrugada de 13 de julho foi a mais do ano no estado de São Paulo. O ar permanece bastante seco nos próximos dias no estado de São Paulo.