Depois de formar 31 alunos na primeira turma do 3º ano do ETIM (Ensino Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio) em 2017, a ETEC de Ibitinga conseguiu a maior nota entre as escolas estaduais na avaliação do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Antes do ano passado a escola não possuía alunos no 3º ano. “Essa é a primeira vez que a ETEC avaliada”, explicou Patrícia Poloni Capelato Ferreira, diretora da escola. Já em 2018, cerca de 71 alunos irão concluir o 3º ano.
O IDEB da Etec, divulgado no início deste mês, pelo MEC (Ministério da Educação), apontou que entre as escolas estaduais que ministram aulas para o 3º ano, a ETEC possui o maior índice; 5,3. A projeção da meta para 2019 é 5,5, e 5,7 para 2021. A escola Ângelo Martino (nota 4,7) e Profª Iracema de Oliveira Carlos (nota 4.8), seguem em abaixo na lista. Já as escolas Dr. Victor Maida, Profª Josepha Maria de Oliveira Bersano e Dr. Ariovaldo da Fonseca, não tiveram nota no IDEB porque não tiveram número de participantes suficientes para que os índices fossem divulgados pelo MEC.
IDEB
O índice relaciona os desempenhos dos alunos em avaliações de larga escala, obtidas pela Prova Brasil / Saeb, a cada dois anos, com dados do fluxo escolar, via Censo Escolar do Ensino Básico, do MEC (Ministério da Educação).