Legistas do Serviço de Verificação de Óbito (SVO), do Hospital Estadual de Américo Brasiliense fazem exames no corpo da mulher, de 47 anos, que morreu no final da última tarde de terça-feira (02) no Hospital São Paulo em Araraquara. Os médicos suspeitam que ela tenha sido vítima de meningite.
A paciente deu entrada no hospital com sintomas da doença, o quadro dela se agravou e ela foi encaminhada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde acabou morrendo por volta de 18h.
A família dela foi orientada a registrar um Boletim de Ocorrência, que é de praxe nessas ocasiões e agora aguarda um laudo que deve ficar pronto em alguns dias, já que alguns materiais coletados durante a necropsia serão levados para São Paulo e passarão por análise no Instituto Adolfo Lutz.
São dois os tipos de meningite, a viral e a bacteriana. A primeira necessidade de exames mais complexos e seus resultados podem demorar mais. A bacteriana tem constatação mais fácil, porém, a doença é mais perigosa.
Sintomas
Os primeiros sinais de meningite, quando manifestados, são facilmente confundidos com os sintomas típicos da gripe. Eles geralmente aparecem de algumas horas até dois dias após a infecção. Entre os principais sintomas estão febre alta repentina, forte dor de cabeça, pescoço rígido, vômitos, náuseas, confusão mental, convulsões e sonolência.