O médico Dr. Vidal Haddad Júnior, colaborador no Instituto Butantan, em São Paulo, realizou palestra em Ibitinga sobre escorpiões. O especialista esclareceu que a proliferação do animal peçonhento cresceu em várias regiões do Brasil e que o maior problema seria o mau hábito das pessoas.
“Entulhos deixados em quintais, terrenos baldios e nas ruas são habitações perfeitas para escorpiões. Conscientizar a população a deixar esse mau hábito, mantendo esses locais limpos, é o melhor caminho para que escorpiões não apareçam nas residências”, disse Vidal.
O médico ministrou a palestra nesta quarta-feira, dia 05, no auditório do CIEI, no Jardim Natália. O conteúdo interessou profissionais da saúde, agentes da Vigilância Sanitária, professores, autoridades, bombeiros e a comunidade em geral.
Além de frisar a importância da limpeza, o médico tranquilizou a população sobre a letalidade de uma picada de escorpião.
“Em mais de 90% dos casos, a picada de um escorpião apenas causa dor. Dificilmente uma pessoa adulta precisará do soro para se curar”, acalmou. “No caso de crianças vitimadas, o alerta precisa ser maior, pois são mais sensíveis ao veneno. De qualquer forma, ao ser picada, a pessoa deve procurar o pronto socorro”, esclareceu. “Vômito é um indicativo de gravidade”, complementou Vidal.
A visita do especialista à Ibitinga é uma das estratégias de campanha montada pela Prefeitura de Ibitinga para conscientizar a população sobre este assunto. Vídeos, programas de rádio, panfletos e publicações vias redes sociais serão lançadas neste intuito.
A parte da Prefeitura
A Prefeitura de Ibitinga realiza diariamente a limpeza de locais públicos. A demanda é grande após as chuvas, mas a Secretaria de Serviços Públicos trabalha firme. Praças como a da Vila Maria, Jardim América, Paulo de Biazi, São Benedito, Vila Izolina, Nações Unidas e outras, já foram roçadas e capinadas. A Perimetral também recebe os mesmos serviços.
Vale ressaltar, que o descarte de entulhos em qualquer área pública é crime ambiental. Além disso, cabe aos proprietários de terrenos particulares fazer a limpeza do próprio imóvel.
O cidadão que flagrar qualquer ato irregular neste sentido deve fazer a denúncia por meio da Ouvidoria Municipal (0800 774 1441), preferencial-mente registrando a ação por meio de fotos ou vídeos (Fonte: Prefeitura)