Hoje, em uma época marcada pela tecnologia de mensagens SMS, e-mail, internet móvel entre outras coisas, é difícil para muitos imaginar como surgiu o selo que é colado nas correspondências.
No Brasil, a utilização do primeiro selo ocorreu no dia 01 de agosto de 1843. A data ficou instituída então como o Dia Nacional do Selo Postal. O Brasil lançou seu primeiro selo em 1843 - a famosa série "Olho-de-boi" - e foi o segundo país do mundo a emitir selos. Seguiram-se os selos conhecidos como "Inclinados" (1844), "Olhos-de-cabra" (1850) e os "Olhos-de-gato" (1854). Hoje valem milhões.
O primeiro selo criado no mundo foi em 1940. Conhecido como Penny Black, surgiu na Inglaterra, em 6 de maio de 1840, dentro da reorganização promovida no serviço postal daquele país por Rowland Hill. Até essa data, o pagamento pela prestação do serviço de transporte e entrega de correspondências era feito por quem recebia as cartas. A chegada do selo foi fundamental para o sucesso da reforma postal, que revolucionou os Correios no mundo inteiro. Diz à história que o Sr. Rowland Hill, diretor dos Correios, havia percebido, em uma de suas caminhadas, que uma moça nunca pagava pelas suas correspondências. Ao investigar o caso, Hill descobriu que a moça e o seu namorado estavam prestes a casar, e que o noivo tinha ido trabalhar muito longe dali, mas mesmo distantes, a moça não pagava pelas cartas que o noivo enviava. A razão, era um código secreto. Rowland Hill descobriu o tal código secreto. Quando as cartas chegavam para a noiva, um pequeno sinal marcava um canto superior das cartas. O casal criou este sinal que avisava quando estava tudo bem, e sem preocupações, a noiva sabia que não era necessário ler a carta para saber que o amado estava bem, o que resultou em grandes prejuízos aos carteiros.
Depois da criação do selo na Inglaterra, várias partes do mundo souberam da novidade e copiaram a ideia. Em ibitinga recentemente os 120 anos da Capital Nacional do Bordado foi reconhecida em um selo postal, e um carimbo especial, autenticou todas as correspondências da cidade durante 30 dias. Mais uma opção para os Filatelistas, os colecionadores de selos.
Na foto, selo de comenoração dos 120 anos de Ibitinga.