A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Europa (SP) confirmou nesta terça-feira (26) a primeira morte por dengue na cidade. O idoso de 66 anos morreu em fevereiro.
Segundo a coordenadora da Vigilância em Controle de Vetores, Joselaine Mara dos Santos, Nova Europa tem 315 notificações de dengue que estão sendo investigadas e 90 casos confirmados este ano.
Essa é a sexta morte por dengue registrada na região. Em Araraquara, o quinto caso fatal foi confirmado na tarde de segunda-feira (25).
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, Marcionílio Messias da Silva procurou a Santa Casa de Nova Europa com os sintomas da doença em 17 de fevereiro.
Ele foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Ibitinga, onde ficou internado dois dias e não resistiu.
Na época, o secretário de Saúde, Diogo Furchim Leite Matos, disse ao G1 que o idoso teria outros problemas de saúde, que poderiam ter agravado o quadro.
Ações de combate
A Vigilância em Controle de Vetores de Nova Europa afirmou que mantém o combate ao mosquito Aedes aegypti. De casa em casa, os agentes fazem a nebulização, orientam os moradores e removem possíveis criadouros diariamente.
"Se nós não tivermos a participação da comunidade junto com a Saúde, nós não vamos acabar tão cedo com a dengue. Não só aqui, como em todo lugar. Precisamos da comunidade retirando os criadouros, mantendo os locais sem água parada, ou seja, colaborando diariamente", disse Joselaine.
G1