Após anúncio de fechamento, o governador do Estado de São Paulo, João Dória (PSDB) voltou atrás e informou que o Projeto Guri vai continuar aberto em todo Estado de São Paulo. Segundo o Dória, ninguém vai ser demitido, os polos não serão fechados e os alunos continuam com as vagas.
“Nós vamos buscar pelo apoio de empresas privadas para que o projeto continue em vivência em todo estado. Vamos fazer melhorias de qualidade e nos recursos públicos. A medida que estivermos mais ligados as empresas privadas, nós vamos mergulhar de cabeça. Mas os alunos continuam com as aulas”, disse o governador.
A informação é de que pedidos de prioridade do governador sejam levados em maior consideração. "Para a permanência do Guri, o estado fará manobras no orçamento até que haja muitas empresas disponíveis em ajudar. Atualmente, apenas 6% do projeto é financiado por estas empresas”.
O governo vai notificar todas as unidades. Funcionários em todo estado foram colocados sobre aviso prévio na última sexta-feira, 29. O aviso possuía duração de 30 dias e foi tomado como uma medida protetiva, mas de momento, estão cancelados.
Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, informou que o governo fez todos os esforços para manter e vai ampliar o projeto. “É importante frisar que nenhuma medida havia sido oficialmente dita. Tudo era discutido. A decisão do aviso prévio partiu das organizações sociais. Tudo continua normalmente!”
Polo em Ibitinga
Nas redes sociais, a prefeita Cristina Arantes lamentou a decisão, que segundo ela, os funcionários seguiriam trabalhando até o final de abril. Segundo a prefeita, além de Ibitinga, outros 119 polos do projeto fechariam no estado. Em Ibitinga são 220 crianças atendidas, e destas, 36 em estado de vulnerabilidade social.
Aqui, crianças e adolescentes, com idade entre 06 e 18 anos, podiam aprender aulas de Cavaco, Coral, Coral Infantil, Coral Juvenil, Percussão, Viola Caipira e Violão. As aulas acontecem no prédio da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ibitinga (FAIBI), de 3ª e 5ª, das 8 às 11hs, e das 13:30 às 17:30 horas.