A Prefeitura de Ibitinga divulgou que, até o momento, 82 casos de dengue já foram confirmados no município, por meio de exame laboratorial, e outras 68 pessoas que aguardam os resultados. Já os dados da Vigilânica Epidemiológica do Estado de São Paulo, registrou que o município possui 41 casos confirmados, dos 342 que foram analisados até o último dia 15.
A coordenação da Vigilância Epidemiológica de Ibitinga alertou, através da assessoria de imprensa da prefeitura, que os bairros Santo Antônio e São José, possuem os maiores números da doença; o índice é caso confirmado para cada sete analisados.
“O Parque Izilda tem seis, seguido do Jd. Maria Luiza II e Vila Maria, com cinco casos. Há registros no Jd. dos Ipês (4), Jd. Idalina (4), Jd. Paulista (3) e Nações Unidas (3). Outros 23 bairros do município tiveram entre um e dois casos confirmados de dengue”, afirmou Márcio Magliochi, chefe do Controle de Endemias, em entrevista através da assessoria de imprensa da prefeitura.
Faça a sua parte
É preciso ressaltar que, que apesar de Ibitinga ser um dos municípios com o menor número de casos, o alerta contra a dengue é total. Diversas ações públicas foram intensificadas ao longo desses cinco meses para conter o mosquito, segundo a prefeitura.
“Essa luta contra a dengue não é individual e não pode ser de poucos. É uma luta de todos. Devemos pensar que a dengue pode matar uma pessoa e essa pessoa poder ser um parente seu ou meu”, disse Márcio Magliochi.
Todos munícipes devem combater o mosquito e eliminar do seu quintal qualquer recipiente que tenha acumulado água parada. É importante verificar vasos sanitários, ralos que não estejam sendo utilizados. Caixa d' água destampada e calhas sujas também podem virar um criadouro do mosquito Aedes aegypti.