Tão certo quanto o frio nesse período de meio do ano no Estado de São Paulo são as queimadas. Além da temperatura mais baixa, os meses entre junho e setembro têm como característica baixa umidade, o que contribui para a secagem da vegetação, tornando-as mais vulneráveis a incêndios. A prática de atear fogo para eliminar o lixo, ainda é outro desafio a ser eliminado da humanidade.
Para combater a prática das variadas formas de queimadas, uma iniciativa de palestras, intituladas como 'Operação Corta Fogo', está ocorrendo na rede municipal pelo Corpo de Bombeiros, com o apoio da Prefeitura Municipal. Os alunos estão sendo levados para o auditório da escola CIEI, onde o bombeiro João Alexandre Vidal.
Além de ser crime previsto em lei, as queimadas causam uma série de prejuízos ao Meio Ambiente para a fauna e a flora; tanto a sua vegetação quanto aos animais, que perdem seu lugar na natureza ou morrem. Crianças e idosos também sofrem com problemas respiratórios causados pela fumaça e também pela fuligem.