A partir desta segunda-feira (03), toda a população pode se vacinar contra a gripe, inclusive quem faz parte do público prioritário e que ainda não se vacinou. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação vai continuar, em todo o Brasil, enquanto durarem os estoques da vacina.
Em Ibitinga
Segundo divulgação da assessoria de imprensa da prefeitura, o número de vacinações realizadas pelo SAMS atingiu 100% das puérperas, dos professores e dos doentes crônicos. Os grupos restantes ficam atrás, com média de 95% da cobertura vacina.
Devido o sucesso da campanha, somente 600 doses da vacina estarão disponíveis, a partir de quarta-feira (05).
No município, o interessado deve ir até o Posto de Saúde Central, que fica na Av. Dom Pedro II, esquina com a av. Dr. Victor Maida, entre às 8:00 e às 16:00 horas, munido de documentos pessoais e a caderneta de vacinação.
H1N1
Segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), a vacina de 2019 irá prevenir a população-alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A (H3N2) e B.
No Brasil
Até a última sexta-feira (31), quando terminou a campanha nacional, quase 80% do público prioritário foi vacinado, o que representa 47,5 milhões de pessoas. Os grupos prioritários tiveram entre os dias 10 de abril e 31 de maio para se vacinar com exclusividade.
Segundo o ministério, a escolha do público prioritário no Brasil segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) por serem grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. A vacina é a forma mais eficaz de evitar a doença.