Uma operação contra corrupção foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (12) em Mineiros do Tietê (SP). Segundo a Polícia Civil de Jaú, a ação denominada "Endrôminas" está cumprindo mandados de prisão, além de mandados de busca e apreensão.
Ainda de acordo a polícia, as investigações tiveram início após denúncia do Tribunal de Conta do Estado (TCE) sobre suspeita de desvio de verba pública. Com isso, foram coordenadas pelo Setor de Combate aos Crimes de Corrupção, Organização Criminosa e Lavagem de dinheiro (Secold).
As investigações apontaram que foram desviados R$ 180 mil no ano de 2018, quando uma vereadora Maria Letícia Cípola (PSB), era presidente da Câmara. As assessoras Gisele Ribeiro da Silva e Andreia Aparecida Rocha também foram presas.
Ainda segundo as investigações, ela e as assessoras simulavam uma dispensa de licitação, contratavam um ‘serviço’ juntavam com uma nota fiscal falsa e publicavam no portal da transparência. O esquema levantou suspeita no Tribunal de Contas.
Durante a ação, a vereadora e duas assessoras, que foram nomeadas como cargo de confiança, foram presas. Também foram apreendidos computadores e documentos que serão periciados.
Segundo a polícia, as três já tiveram a prisão temporária decretada. Elas foram encaminhadas para a delegacia de Jaú, onde serão realizadas as oitivas e depois serão levadas para a cadeia feminina de Pirajuí (SP). G1