07/10/2010 - Consumidores que não querem se cadastrar no Programa da Nota Fiscal Paulista podem pelo menos ajudar as entidades beneficentes de Ibitinga. Desde dezembro de 2009, um programa realizado pelo Fundo Social, proporciona as entidades beneficentes, a possibilidade de usarem créditos da Nota Fiscal Paulista.
Cerca de 60 mil reais por mês em notas fiscais são destinados para cada entidade. Urnas são disponibilizadas no comércio onde os consumidores depositam a nota fiscal que não foi cadastrada nenhum CPF. No início de cada mês, funcionários da prefeitura recolhem a urna e separam as notas. Depois de somadas e divididas os valores iguais para cada entidade, as notas fiscais são cadastradas no programa da Nota Fiscal Paulista, e a cada seis meses, a entidade pode usar os créditos que são revertidos em dinheiro. Até 30 % dos valores do ICMS de cada produto, é revertido em créditos. Além das entidades usarem os créditos o programa da Nota Fiscal Paulista realiza sorteios. A casa do Caminho Francisco de Assis, já foi sorteado duas vezes.
Para as pessoas que não usam os créditos da Nota Fiscal Paulista, uma boa opção é a doação destes cupons para as entidades. “A importância destes cupons para as entidades é muito relevante. Antes das urnas estarem a disposição dos consumidores, este dinheiro ia para o lixo, e hoje muitas conquistas das entidades são com recursos captados do Programa da Nota Fiscal Paulista”, explica Elenice Fonseca, primeira dama e presidente do Fundo Social de Ibitinga.