No último dia 19, foi registrado o segundo caso de sarampo em Ibitinga. Um jovem de 17 anos foi atendido na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e lá, depois de exames, foi confirmado o diagnostico.
Segundo dados da Secretaria de Saúde, divulgados nesta última quarta-feira 02, o estado de São Paulo já soma 5.411 registros de sarampo.
Em agosto, três mortes foram registradas no estado e a Secretaria de Saúde intensificou as campanhas de vacinação.
Diante do quadro preocupante, a Secretaria de Estado da Saúde inicia nesta segunda-feira (07), em parceria com os municípios e o Ministério da Saúde, uma intensificação da campanha de vacinação para alcançar crianças ainda não imunizadas contra a doença.
A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Até o dia 25 de outubro, as doses estarão disponíveis em todos os postos de vacinação do Estado de São Paulo para crianças a partir de 6 meses e com menos de 5 anos. No sábado (19), haverá o "Dia D", quando os postos de saúde estarão abertos para facilitar o acesso dos pais e responsáveis.
O calendário nacional de vacinação prevê a aplicação da tríplice aos 12 meses e também aos 15 meses para reforço da imunização com a tetraviral, que protege também contra varicela. Neste ano, os bebês com menos de 12 meses também estão recebendo a chamada "dose zero", que não é contabilizada no calendário.
Vacina para outros públicos
A nova campanha também terá uma segunda fase neste ano. Será focada em jovens de 20 a 29 anos e ocorrerá entre os dias 18 e 30 de novembro, quando haverá outro "Dia D". Esse grupo poderá receber a dose da tríplice ou da dupla viral (sarampo e rubéola), conforme a indicação do profissional de saúde.
O Estado alerta ainda que os municípios devem seguir realizando ações de bloqueio diante da notificação de casos. A vacina é contraindicada para imunodeprimidos e gestantes.
Vale destacar que aqueles que tiverem dúvidas quanto à imunização adequada devem procurar um posto, com a carteira vacinal, para que um profissional de saúde verifique a necessidade de aplicação, que ocorrerá de forma "seletiva", ou seja, apenas em quem tiver alguma pendência.