Ibitinga, Quinta, 18 de Abril de 2024
Ibitinga quase conquistou 'Certificado de Município VerdeAzul'
Ibitinga avançou 47% em programa sustentável, com nota 79.96; muito pouco abaixo da nota 80,0 para conseguir selo
Ibitinga quase conquistou 'Certificado de Município VerdeAzul'

  Ibitinga conquistou 79.96 pontos na classificação geral do Programa Município VerdeAzul (PMVA), obtendo a 89ª posição entre 613 municípios participantes do programa na edição de 2019.

  No último dia 05, o Governador João Dória se fez presente na cerimônia de premiação do programa, e ao todo, 92 cidades receberam certificação por notas também acima de 80 pontos e outros 62 municípios foram qualificadas ao obterem notas entre 60 e 79,9 (como no caso Ibitinga), no ranking geral até 100 pontos. 

 O PMVA tem o propósito de incentivar, apoiar e medir de maneira descentralizada a agenda ambiental dos municípios paulistas.

 A participação de Ibitinga no programa é gerida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, que no ano de 2019, obteve a qualificação superada em 47, 9%, segundo a prefeitura, em comparação da nota obtida referente ao ano anterior.

Pré-certificação em 2019

   No ano passado, no dia 11 de julho, Ibitinga já tinha conquistado a pré-certificação do programa estadual de conservação ambiental. Todos os municípios participantes, tinham que conseguiram obter a nota mínima de 40 pontos. Ibitinga, naquela ocasião, conseguiu 64,92 pontos. Somado a pré-certificação de junho de 2019, com os dados de dezembro daquele ano, resultaram na conquista da 89ª posição de Ibitinga no programa, com o certificado entregue agora no dia 05 de março deste ano.

Programa

 A participação da cidade no Programa Município VerdeAzul (PMVA) é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). O programa tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nas cidades.

  O objetivo do PMVA é estimular a elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

   As ações propostas pelo PMVA compõem 85 atividades e tarefas a serem realizadas dentro de 10 diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo temas estratégicos, como: Esgoto Tratado; Resíduos Sólidos; Biodiversidade; Arborização Urbana; Educação Ambiental; Município Sustentável; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Estrutura Ambiental; e Conselho Ambiental.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546