Ibitinga conquistou 79.96 pontos na classificação geral do Programa Município VerdeAzul (PMVA), obtendo a 89ª posição entre 613 municípios participantes do programa na edição de 2019.
No último dia 05, o Governador João Dória se fez presente na cerimônia de premiação do programa, e ao todo, 92 cidades receberam certificação por notas também acima de 80 pontos e outros 62 municípios foram qualificadas ao obterem notas entre 60 e 79,9 (como no caso Ibitinga), no ranking geral até 100 pontos.
O PMVA tem o propósito de incentivar, apoiar e medir de maneira descentralizada a agenda ambiental dos municípios paulistas.
A participação de Ibitinga no programa é gerida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, que no ano de 2019, obteve a qualificação superada em 47, 9%, segundo a prefeitura, em comparação da nota obtida referente ao ano anterior.
Pré-certificação em 2019
No ano passado, no dia 11 de julho, Ibitinga já tinha conquistado a pré-certificação do programa estadual de conservação ambiental. Todos os municípios participantes, tinham que conseguiram obter a nota mínima de 40 pontos. Ibitinga, naquela ocasião, conseguiu 64,92 pontos. Somado a pré-certificação de junho de 2019, com os dados de dezembro daquele ano, resultaram na conquista da 89ª posição de Ibitinga no programa, com o certificado entregue agora no dia 05 de março deste ano.
Programa
A participação da cidade no Programa Município VerdeAzul (PMVA) é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). O programa tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nas cidades.
O objetivo do PMVA é estimular a elaboração e execução de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.
As ações propostas pelo PMVA compõem 85 atividades e tarefas a serem realizadas dentro de 10 diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo temas estratégicos, como: Esgoto Tratado; Resíduos Sólidos; Biodiversidade; Arborização Urbana; Educação Ambiental; Município Sustentável; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Estrutura Ambiental; e Conselho Ambiental.