Em construção desde 2018, esta fase da obra do Centro de Especialidades deve ficar pronta em até 30 dias, segundo o secretário de Administração da prefeitura, Antônio Carlos Feitosa.
De acordo com o secretário, o Centro de Especialidades de Ibitinga, que está ao lado da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), tem uma previsão para atender a população com a prestação de diagnósticos ambulatoriais em várias especialidades como cardiologia, ortopedia, oftalmologia, dermatologia, gastrologia, endocrinologia e otorrinolaringologista, entre outras. Além disso, o local terá uma ala infantil (pediatria) e de saúde da mulher (ginecologia e obstetrícia) exclusivas.
Prédio
A utilização do espaço para o Centro de Especialidades foi uma sugestão da equipe de medicina social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, responsável pela gestão do hospital das clínicas, do hospital de Américo Brasiliense e de outros serviços de saúde respeitados na região.
“A USP entendeu que o atendimento de urgência e emergência infantil pode ser feito na própria UPA, que comporta uma ala específica com essa finalidade. Mas identificou a falta de estrutura e oferta adequadas de consultas médicas ambulatoriais para pediatria e outras especialidades, sugerindo essa utilização aprimorada para o prédio”, disse Feitosa.
A prefeitura de Ibitinga possui um convênio com a USP, para e melhoria do atendimento na Saúde.
Atendimento
De acordo com o secretário da prefeitura, a população receberá encaminhamento para o Centro de Especialidades, conforme for tendo a oportunidade nos atendimentos da UPA e dos Postos de Saúdes nos bairros (UBS – Unidade Base de Saúde).
“Conforme os atendimentos dos médicos especialistas forem acontecendo no Centro de Especialidades, os atendimentos no Posto de Saúde do Centro vão sendo transferidos para lá. A tendência é essa, até todos os atendimentos de médicos especialistas forem feitos lá”, explicou Feitosa.
Construção
No início de 2018, o então governador Márcio França firmou em nome do Governo do Estado de São Paulo, um convênio de R$ 800 mil, para a construção do Centro de Especialidades. Do convênio, foi pago uma primeira parcela de R$ 160 mil, e em 2019, o restante do convênio foi cancelado. A partir daí, a Prefeitura retomou a obra e está finalizando com recursos próprios. “É o recurso dos munícipes aplicados em melhorias para toda a população”.
Não há uma data específica, divulgada pela prefeitura, para o início do atendimento no Centro de Especialidades. A obra está nitidamente em fase final de construção.