Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Ibitinga a umidade relativa do ar chegou a 21%, nesta terça-feira 29. Votopuranga também chegou à 21%, Franca chegou à 25% e a capital chegou à 23%.
Em todo o estado, das 30 estações de monitoramento, 17 ficaram com índices abaixo dos 30%. Ibitinga registrou a pior situação do estado.
A Defesa Civil de São Paulo informa que nos meses em que ocorrem poucas chuvas é comum que a umidade do ar fique reduzida, ocasionando um aumento nos níveis de dióxido de enxofre e material particulado, o que propicia o surgimento ou agravamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e também oculares.
Como medida preventiva, a Defesa Civil orienta a população a evitar exercícios físicos entre as 11h e as 15h; a umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água; e a permanecer em locais protegidos do sol, além de consumir bastante água.
De acordo com a previsão do tempo do site Clima tempo, pode chover nesta quarta-feira 31. Já o departamento de dados metereológicos do Inmet, informa que poderá chover apenas na noite desta quarta-feira, o que poderá amenizar o estado de ar seco na cidade.