No último dia 31, foi encerrada a "Operação Pré-Piracema", realizada pelo Policiamento Militar Ambiental, das regiões, de Ribeirão Preto, Araraquara, São Carlos, Santa Rita do Passa Quatro, Ibitinga, além de várias outras cidades dessas regiões.
Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Ambiental, no período de 17 à 31 de outubro, foram realizadas várias ações de forma mais intensificada, visando a proteção da fauna ictiológica de rios como Rio Pardo, Rio Mogi-Guaçu, Rio da Onça, Rio Jacaré-Guaçu, Rio Jacaré-Pepira, Rio Tietê, entre outros.
Entre as ações, foram realizados patrulhamentos embarcados mais intensificados, em diversos horários, além dos patrulhamentos terrestres em áreas de veraneio, ações estas que, segundo a PM, 'visam coibir de todas as formas a pesca predatória antes do início da piracema'.
Alguns averiguados nestas regiões foram detidos em flagrante de crime de pesca, como por exemplo, em municípios como Ribeirão Preto, Rincão, Guatapará, Pitangueiras, Luiz Antônio, Araraquara, Ibitinga, sendo que todos foram multados e responderam processo criminal em liberdade. Não foram divulgados os nomes dos infratores flagrados em Ibitinga.