A Fundação Getúlio Vargas divulgou no último dia 27, o Índice Geral de Preços Mercado (IGP-M) de novembro de 2020, que apresentou uma leve alta: 3,28%, contra 3,23% em outubro. Com esse resultado, o acumulado do ano passa a ser de 21,97%, enquanto o dos últimos 12 meses fica em 24,52%.
O IGP-M, calculado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas, é a base usada pra calcular o reajuste anual dos contratos de aluguel. O cálculo considera a variação acumulada nos últimos 12 meses. Dessa forma, dependendo do valor do índice, o seu do aluguel pode aumentar ou diminuir.
Como é calculado o IGP-M?
O IGP-M é calculado mensalmente e divulgado pela FGV no final de cada mês referência. O índice é o principal indexador de tarifas de serviços. Por exemplo: internet, energia elétrica, TV por assinatura e a correção anual dos contratos de aluguéis residenciais. Além disso, sofre influência considerável, por exemplo, das oscilações do dólar e de outros indicadores. Ou seja, varia de acordo com o momento econômico.
Como o IGP-M é calculado?
Ele é composto por outros três índices:
-IPA-M (60%): Índice de Preços ao Produtor Amplo Mercado, que representa os preços no atacado;
-IPC-M (30%): Índice de Preços ao Consumidor Mercado, que corresponde à inflação no varejo;
-INCC-M (10%): Índice Nacional de Custo da Construção Mercado, que afere os custos do setor de construções habitacionais.