Segundo o Corpo de Bombeiros de Ibitinga, a reserva natural do Jd. Paraíso já foi destruída parciamente pelas queimadas, 15 vezes, isso entre os anos de 2002 à 2010. A última ação do fogo na reserva ocorreu no dia 29 de agosto, e queimou a vegetação das 14:25h até as 18:20 horas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, foram empenhados no último incêndio 3 viaturas, 12 bombeiros, e foram usados 18 mil litros de água. O fogo destruiu 1,5 alqueires. Um caminhão pipa da usina Santa Fé ajudou no combate ao fogo.
Para o comandante, 1º Sgt PM Mário da Base de Bombeiros de Ibitinga, a proximidade da reserva com o bairro, facilita a ação dos incêndios, ainda mais que a prática da população em queimar resíduos domésticos pode ocasionar acidentes. “Geralmente o incêndio começa na proximidade do bairro”, comenta o Comandante. Outra razão para a propagação do fogo é a falta de aceiro (faixas sem vegetação ao longo das cercas da reserva feitas com a finalidade de evitar a propagação do fogo), muito utilizado nos canaviais.