Um decreto municipal, publicado no Diário Oficial neste dia 03, altera as determinação para a realização de atividades religiosas em Ibitinga, mesmo em qualquer fase do Plano São Paulo. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, em comunicado no seu site, a permissão de atividades religiosas se dá com o aval do Ministério Público de Ibitinga.
“Atualmente, a região de Araraquara fica na fase vermelha todos os dias após as 20h, bem como aos sábados, domingos e feriados. Esta determinação Estadual afetou o funcionamento das atividades religiosas presenciais e necessitou de um novo acordo com o MP para que as reuniões congregacionais voltassem”, relatou a Secretária Municipal de Assuntos Jurídico, Dra. Tatiana Fodra, em entrevista para a assessoria de imprensa da prefeitura.
Fase Amarela
As missas e cultos já poderiam ser realizadas na Fase Amarela do Plano SP, na qual Ibitinga e a região de Araraquara se encontra, devido a um acordo, que pôs fim um processo judicial, que tramitava no Poder Judiciário, em Ibitinga, em meados de agosto do ano passado. Naquela ocasião, o acordo previa que se a cidade de Ibitinga pudesse voltar a Fase Vermelha do Plano São Paulo, as atividades religiosas deveriam ser interrompidas. O que agora, em 2021, não acontecerá, com base no Decreto Municipal publicado hoje (03).
Nova Regras
Os protocolos sanitários de segurança e prevenção, ainda seguem sendo obrigatórios, como:
-Capacidade máxima de 30% de fiéis;
- Disponibilização de álcool em gel;
- Aferição da temperatura corporal de cada pessoa;
- Exigência do uso de máscaras (inclusive para autoridades e líderes religiosos)
- Distanciamento mínimo de 2 metros entre cada fiel;
- Inibição de aglomerações internas e externas ao templo
-Proibição de qualquer tipo de contato físico (abraço, aperto de mão etc).
Decreto
O Decreto, assinado pela prefeita Cristina Arantes, pode ser lido na íntegra, neste link aqui.