O Governo de São Paulo anunciou hoje (26), em coletiva de imprensa, que a DRS III, de Araraquara, continuar na Fase Vermelha do Plano São Paulo de combate ao Coronavírus. A região da DRS de Araraquara está a Fase Vermelha desde o a 21ª atualização do plano, do dia 05 de fevereiro.
A 23ª atualização do plano, ainda manteve na Fase Vermelha a DRS de Bauru, Ribeirão Preto, Barretos e Presidente Prudente. A DRS de Marília, que estava na Fase Laranja, mais branda, regrediu para a Fase Vermelha.
Região
As cidades de Borborema, Ibitinga, Itápolis e Tabatinga, também continuam na Fase Vermelha. O plano, que visualiza o potencial do combate dos municípios de cada DRS (Diretoria Regional de Saúde) do estado, contabiliza o número de casos positivos e número de leitos de UTI disponibilizados nas cidades.
Além das diretrizes do estado, cada município determina suas atividades através de decretos (afim de endurecer ainda mais as restrições, não abrandá-las).
O que pode funcionar na Fase Vermelha?
Parques: Não podem funcionar.
Escolas: Educação infantil, ensino fundamental e ensino médio podem receber diariamente até 35% dos alunos matriculados. Instituições de ensino superior não podem ter aulas presenciais, exceto cursos superiores específicos da área médica.
Restaurantes: Não podem funcionar com atendimento presencial, apenas entregas e retiradas.
Bares: Não podem funcionar com atendimento presencial.
Comércio: Apenas serviços essenciais, como supermercados, pet shops e farmácias, podem funcionar com atendimento presencial. Lojas de rua e shoppings não podem abrir.
Atividades culturais: Não podem funcionar com atendimento presencial.
Academias e salões de beleza: Não podem funcionar com atendimento presencial.