Essa semana, no dia 11, a Loja Maçônica Estrela de Ibitinga doou dois aparelhos respiradores para a Santa Casa e Maternidade de Ibitinga. Outro respirador foi doado, de maneira individual, por dois membros da Loja Estrela de Ibitinga; totalizando três aparelhos que foram doados para a Santa Casa.
No ano passado, no dia 26 de março de 2020, a Loja Maçônica Estrela de Ibitinga já tinha doado um respirador, o que totaliza 04 respiradores doados para aquela instituição, doados nesta época de pandemia.
Em nota a sociedade civil, a Loja Estrela de Ibitinga explica a situação de agravamento e possível colapso na área da saúde, das determinações sanitárias, entre outros demais motivos para a doação e dever com a saúde. Confira a nota na íntegra:
NOTA À SOCIEDADE IBITINGUENSE
No dia 23 de março de 2020, atendendo pedido da Santa Casa de Caridade e Maternidade de Ibitinga, diante do colapso do início da pandemia no Brasil e da falta de equipamentos, a LOJA MAÇÔNICA ESTRELA DE IBITINGA, doou àquela Instituição um RESPIRADOR, que chegou no dia 26 de março de 2020, no valor de R$ 58.900,00.
Na data de ontem, novamente acionada, pela Diretoria Técnica da Santa Casa de Caridade e Maternidade de Ibitinga, a LOJA MAÇÔNICA ESTRELA DE IBITINGA, aprovou em sessão virtual, a disponibilização de recursos, no valor de R$ 119.000,00 para a aquisição de mais DOIS RESPIRADORES.
Dois membros da LOJA MAÇÔNICA ESTRELA DE IBITINGA, individualmente, já entregaram, na data de hoje, à Santa Casa o valor correspondente a um outro RESPIRADOR.
Portanto, a LOJA MAÇÔNICA ESTRELA DE IBITINGA e dois de seus membros, esses individualmente, doam a SANTA CASA DE IBITINGA, MAIS TRÊS RESPIRADORES, diante do quadro crítico e excepcional do agravamento da pandemia, chegando a situação insustentável do Sistema de Saúde. Total de quatro respiradores.
Resta-nos dizer que recursos financeiros são limitados, tanto na iniciativa privada, no caso a LOJA MAÇÔNICA ESTRELA DE IBITINGA, como no Poder Público e há risco de o sistema de saúde entrar em colapso.
Não existem outras formas de evitar a propagação da PANDEMIA, do vírus da COVID-19, sem seguir o isolamento social, usar máscara, lavar as mãos ou usar álcool gel 70%, ficar em casa e só sair para necessidades prementes. Tomar a vacina no momento em que for convocado.
As medidas dos especialistas são as que devem ser seguida, sem políticas negacionistas. A vida é importante e ela dependente de cada um.
Jovens também estão morrendo em razão de não cumprirem as medidas sanitárias.
Solicitamos às autoridades Sanitárias, ao Ministério Público do Estado de São Paulo, Polícia Militar, Civil, Procon, Guarda Municipal, que ampliem a fiscalização, especialmente em novos empreendimentos imobiliários e nos tais canaviais, acabando com aglomerações e festas em todas as localidades*.
À população que tome consciência plena da gravidade do momento.
À Prefeitura Municipal que feche, a partir das sextas-feiras, a Av. Engenheiro Ivanil Francischini, o Passeiódromo, para evitar aglomerações e tome medidas administrativas severas, para aqueles que não cumprirem as ordens das autoridades.
À CÂMARA MUNICIPAL QUE NÃO FLEXIBILIZE AS MEDIDAS ADOTADAS.
A vida não tem retorno. Cuidem-se. O número de infectados e mortes irão avançar se cada um não fizer a sua parte.
Ibitinga, 11 de março de 2021.
Loja Maçônica Estrela de Ibitinga
Aristóteles Lula Júnior
Venerável