Ibitinga, Segunda, 25 de Novembro de 2024
Viveiro de Mudas de Ibitinga tem reflorestamento de 2 mil árvores
O reflorestamento tem mais de 2 mil árvores. Futuramente um bosque para a população fazer caminhadas será construído no local. Mudas de árvores são doadas para a população p

   O projeto do viveiro de mudas em Ibitinga é desenvolvido na sede da Polícia Ambiental, no Jd. Eldorado, e conta com a parceria da Secretaria de Agricultura de Meio Ambiente. As mudas são plantadas para serem utilizadas em reflorestamento de áreas degradadas e arborização de nascentes e de matas ciliares. Um reflorestamento do local, com mais de 2 mil árvores de 80 espécies, como Sucupira, Aroeira, Cabriúva, Ypê-mirim, Jatobá, Jambo, Palmeira Imperial além de muitas outras. As próprias árvores fornecem as sementes usadas para produção de mais mudas

    As espécies plantadas, em sua maioria, são originárias da Mata Atlântica, o mesmo bioma desta região do Estado, o mesmo encontrado nas margens dos rios Jacaré-Pepira, Jacaré Guaçu e reservas de matas nativas preservadas. “As espécies cultivadas no viveiro são idênticas desta região. A região de Araraquara, por exemplo, possuem características de vegetação típicas do Cerrado Brasileiro”, explica o Sargento da Polícia Ambiental Orlando Reato, sobre a diferença dos biomas da região.

    No viveiro espécies de Angico, Cedro Rosa, Jequitibá, Oiti, entre outras são cultivadas para ações de reflorestamento. As espécies Oiti, Ipê-mirim, Chorão, Callicarpa, ideais para plantio em calçadas, estão disponíveis para a população.

    Para reflorestamento de propriedades rurais, a Secretaria do Meio Ambiente Municipal, pode fornecer as mudas. Caso os proprietários rurais, tenham interesses em recuperar, com reflorestamento espontâneo, as margens de córregos e principalmente nascentes ou os chamados “olhos d’água” devem acessar o site da Secretaria do Meio Ambiente do Estado www.ambiente.sp.gov.br., e buscar o link “Adote uma Nascente”.

      

   Área Verde

     Em uma área de aproximadamente 2,0 hectares, 80 espécies foram plantadas e representa 85% das espécies da Mata Atlântica. O plantio, segundo a Polícia Ambiental, ocorreu em abril de 2008 e obedeceu a um projeto de biólogo. No início a usina Santa Fé doou parte das mudas e realizou o plantio, e depois outras mudas foram sendo adquiridas e plantadas pela Polícia Ambiental até completar mais de 2 mil árvores.

    Com o plantio, uma nascente de água foi preservada e já até aumentou o volume de água. Segundo o Sargento Reato, no local há um projeto para que no futuro seja construída uma pequena represa. Para isso, conta com parceria com a Prefeitura, na qual estará viabilizando uma canalização de águas pluviais, evitando formações de erosões na área de reflorestamento. Parte desta rede de captação pluvial já foi iniciada.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546