A Hidrovia Tietê-Paraná, administrada pelo Departamento Hidroviário (DH) de São Paulo, registrou alta de 92% no volume transportado no primeiro trimestre de 2021 em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram 416 mil toneladas de cargas movimentadas ante a 216 mil em 2020.
As principais cargas transportadas neste corredor logístico, que une os seis maiores estados produtores agrícolas, foram, soja, milho e cana-de-açúcar.
De acordo com o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, o resultado positivo vem num momento importante para a retomada econômica devido à crise do coronavírus.
“Temos, neste ano, um crescimento de cerca de 10 comboios passando por dia na hidrovia. No ano passado, eram 12 embarcações, agora são 23”, afirmou.
A expectativa é manter o crescimento até o final do ano. “Os números refletem a importância dos investimentos que vêm sendo feitos pelo Governo de São Paulo. São R$ 350 milhões em investimentos com o objetivo de ampliar os canais de navegação e dar mais agilidade no transportes de cargas”, concluiu Octaviano.
CORREDOR DE EXPORTAÇÃO
A Hidrovia integra um grande sistema de transporte multimodal, apresentando-se como alternativa de corredor de exportação, conectando seis dos maiores estados produtores de grãos: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. As principais cargas que opera são: milho, soja, óleo, madeira, carvão, cana de açúcar e adubo.
No ano passado, apesar da pandemia, a Hidrovia movimentou 2,1 milhões de toneladas de cargas. Uma pequena queda se comparado com o ano de 2019, que foi de 2,5 milhões de toneladas no trecho do Estado de São Paulo.
“Estamos trabalhando, cada vez mais, para valorizar e investir neste modal tão importante, e que contribui de maneira direta para o desenvolvimento do País”, concluiu José Reis, superintendente do departamento.
INVESTIMENTOS
Para dar continuidade ao crescimento das movimentações e agilidade no transporte de cargas, o DH está investindo em obras de desassoreamento, derrocamento, ampliação de vãos de pontes, manutenção e implantação da sinalização náutica.
Estão em andamento as obras para implantação do canal de montante da eclusa de Ibitinga com investimento de quase R$ 10 milhões. Ainda na Hidrovia Tietê-Paraná, seguem os estudos para o início das obras do Canal de Nova Avanhandava e também de proteção da ponte na SP 333. As duas, com investimento total de R$ 350 milhões. Além disso, a Hidrovia passou a contar com um Plano Diretor.
Fonte: Folha da Região