Nesta terça-feira 01, a Polícia Militar Ambiental de Ibitinga, realizou uma fiscalização referente a uma denúncia de aves em cativeiro de forma irregular, sem a devida origem legal, em um imóvel na Vila Maria, em Ibitinga.
Forma encontradas, diversas aves, vivendo em cativeiro, sendo; 03 canários da terra, 01 papagaio verdadeiro, 01 periquitão Maracanã, 02 periquitos rico e 04 galos da campina. Ainda, os policiais encontraram um jabuti tinga, espécie ameaçada de extinção. Segundo os policiais, todos os animais foram encontrados sem autorização, de origem legal.
Animais
Os galos de campina, ficaram depositados na sede do Batalhão da PM Ambiental de Ibitinga, por serem de origem de outra região, e não podem ser soltas no estado.
As aves canários da terra e o Jabuti tinga, foram soltos em seu habitat natural devido seu estado bravio e por estarem saudáveis e sem indícios de maus tratos.
Já as demais aves, como o papagaio verdadeiro, periquitos rico e periquitão Maracanã, por apresentarem alto grau de afinidade com o homem autuado e nenhum local aceitar estas aves. Estes animais permaneceram depositadas com o autor.
Autuação
No imóvel, foi autuado J.C.P., com base no art. 25, parágrafo 3, inciso 3 da Resolução 05/2021, da Secretária de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA). A autuação foi no valor de R$ 6 mil, por aves silvestres em cativeiro sem autorização de órgão ambiental competente.
O autuado ainda deverá responder administrativamente e penalmente pelo ato conforme previsto no Art. 29, parágrafo 1°, Inc. III da Lei Federal nº 9.605/98.