Nesta quarta-feira (02), a Polícia Militar Ambiental encontrou, durante uma fiscalização no Jd. Rafaela II, em Ibitinga, uma irregularidade na criação amadora e na manutenção de um pássaro. Os policiais encontraram um ‘coleirinho papa capim’, sem anel de identificação.
No imóvel, os policiais ambientais autuaram um homem, no valor de R$ 500,00 por ave silvestre em cativeiro sem autorização de órgão competente, mais outra autuação de R$ 2.200,00 por reintroduzir espécime da fauna silvestre sem o parecer técnico favorável, pois com a chegada da equipe ele realizou a soltura de um canário da terra, o que está previsto ART 26, parágrafo 2°, inciso I.
O homem morador de Ibitinga também foi notificado quanto a regularização e bloqueio de seu cadastro junto ao IBAMA. Ele ainda deverá responder administrativamente e penalmente pelo ato conforme previsto no Art. 29 parágrafo 1° Inc. III da Lei Federal nº 9.605/98.
Pássaro
O pássaro, segundo a assessoria de comunicação social da Polícia Militar Ambiental, irá passar por avaliação veterinária e após será reintroduzido em seu habitat natural.