A Polícia Militar Ambiental de Ibitinga foi acionada por funcionários do Centro de Zoonoses de Ibitinga, após a identificação de situação de maus-tratos em animais em uma residência da cidade. O endereço do crime e a identificação dos envolvidos não foram divulgados.
Uma multa de R$ 6 mil foi aplicada para a dona dos animais, devido a prática de maus tratos a animais domésticos, conforme artigo 29 da resolução do SIMA. Ainda, a mulher será obrigada a responder administrativamente de acordo com a lei federal 9.605/98, no artigo 32.
Tudo começou quando uma equipe do Centro de Zoonoses identificou, junto com um veterinário, a situação penúria dos animais. Tudo foi atestado por um laudo. No momento da realização verificação da ocorrência, uma mulher, que estava na residência informou, indignada, ser dona dos dois cachorros. Neste momento ela recebeu a multa.
A diligência não resultou em registro de Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia, devido falta de flagrante. Um dos cachorros foi socorrido e encaminhado para ao Centro de Zoonoses. O outro, relatado nas observações da ocorrência, não foi encontrado.