A fase de transição do Plano São Paulo foi prorrogada, nesta quarta-feira (23), até o dia 15 de julho em todo o Estado. A informação foi anunciada pelo governador João Dória (PSDB).
Segundo o anúncio, as regras para funcionamento e horários para atendimento das atividades econômicas seguem os mesmos, mas cada município pode alterar com mais regras. Inicialmente, as regras eram válidas até o dia 30 de junho.
Dória explicou que a ampliação do período de vigência da fase de transição ocorre porque os índices de casos, internações e mortes no Estado ainda estão altos.
O QUE PREVÊ A FASE DE TRANSIÇÃO?
Na vigência da fase de transição, estabelecimentos comerciais podem realizar atendimento presencial entre 6:00 e 21:00 horas. Atividades religiosas presenciais também são permitidas.
Restaurantes, salões de beleza, atividades culturais e academias de esportes também podem atender presencialmente das 6 às 21 horas, com 40% da capacidade.
Também vale no período de vigência da fase de transição, o chamado toque de recolher, que proíbe circulação de pessoas, sem a devida justificativa, das 21:00 às 5:00 horas.
Apesar das regras estabelecidas pelo Estado, cada município possui autonomia para definir maior rigidez nas ações de enfrentamento à pandemia da COVID-19.