Desde fevereiro de 2010, 748 ligações da diversos pontos da cidade foram atendidas pela Ouvidoria da prefeitura. Segundo dados anunciados pela prefeitura nesta semana, no primeiro ano de implantação do sistema, 410 ligações foram realizadas pela população, Em 2011 até a última quarta-feira 28, 338 ligações tinha sido efetuadas pela população.
O serviço funciona como uma triagem dos problemas da população. O cidadão liga, reclama e cobra solução da prefeitura, e o departamento, analisa o caso e encaminha o pedido para a secretaria responsável. Depois, dentro de um período de 8 dias, liga de volta para o contribuinte para saber o desfecho do caso, e também sobre a satisfação do cidadão. “O pedido ou a reclamação é enviada para a secretaria específica, o que agiliza a solução do serviço. Muitas reclamações foram atendidas antes do prazo de 8 dias”, explica Salvador Luiz, que opera a Ouvidoria.
Segundo a prefeitura, o serviço agiliza muito a solução do problema, porque é encaminhada direto para as mãos do secretário. Segundo dados da Ouvidoria, os maiores períodos de pedidos foram na implantação do serviço, nos meses de fevereiro e março de 2010. Somados os dois meses receberam 186 ligações. “No começo de 2010, os pedidos eram sobre a coleta de lixo, vagas em creches e transporte escolar. Agora estes tipos de pedidos já nem são mais recebidos”, explica Salvador se referindo as soluções da prefeitura nas áreas mais solicitadas em 2010.
Em 2011, os pedidos da população mais frequentes são, serviços de tapa-buracos, construções de canaletas e limpeza de terrenos baldios. Para solicitar algum serviço ou reparo no seu bairro, ligue para a Ouvidoria: 0800-774-1441, ou 3352-7055.